quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Boa tarde...

Olá queridas tudo bem?
Última semana da 2º fase de desafio hein! como passa rápido né?
As inscrições para quem quiser participar da 3º fase, vai até o dia 22/10. Por favor, deixar seus dados em "Menu inscrição". Quem estiver participando da 2º fase, não precisa fazer a inscrição OK! só para as novas participantes que queira participar do desafio.
As meninas que ficaram 3x sem postar o peso dessa 2º fase e queria participar da 3º fase, por favor fazer a inscrição. Quem ficou sem postar o peso 3x automaticamente não irei colocar na 3º fase, colocarei se a pessoa fizer a inscrição OK!



Nutrição

Os mitos e as verdades sobre alimentação

Os mitos alimentares têm origem nas tradições dos povos e devem ser esclarecidos por meio de educação nutricional.

Comer carboidrato engorda? Ficar em jejum emagrece? Em meio a tanta informação sobre alimentação, quem consegue distinguir facilmente os mitos e as verdades sobre nutrição e saúde?


Para a nutricionista Erika Toassa*, os tabus alimentares estão arraigados no senso comum e nas tradições religiosas e culturais e são transmitidos através das gerações. Alguns deles estão relacionados a fatos históricos e acabam sendo distorcidos com o passar do tempo. “O mito de que manga não pode ser consumida com leite, por exemplo, foi inventado pelos senhores de engenho para que os escravos não consumissem suas frutas.” Nos dias de hoje, ainda existe muita gente que tem receio de combinar os dois alimentos.


“Existem outros mitos muito comuns, como os que dizem que pão engorda, quebeterraba é boa fonte de ferro, que ficar em jejum emagrece e que chocolate causa acne”, revela Erika. “Para distinguir o que é mito do que é verdade, é necessário fazer uma análise crítica, pois não existem fórmulas milagrosas ou um único alimento capaz de promover grandes alterações na saúde do indivíduo.”


Os profissionais de saúde devem promover a educação nutricional como forma de combater as informações equivocadas. “Seja por meio de explicações e debates com os pacientes em consultórios e ambulatórios ou com dinâmicas de grupos, nas quais mitos e tabus são abordados e esclarecidos.” A nutricionista ressalta ainda que os meios de comunicação devem ser grandes aliados nessa tarefa, elaborando matérias e entrevistas sobre o assunto.


Conheça agora a verdade por trás de alguns dos mitos mais comuns:


Ficar em jejum emagrece – Na verdade, o jejum favorece o estoque de energia, e o emagrecimento se torna mais lento porque o organismo reduz o gasto calórico.


Beterraba é boa fonte de ferro - A hortaliça contém baixa quantidade de ferro (0,3 mg/100 g) e, portanto, não é considerada fonte desse mineral. A associação talvez possa ser explicada por sua coloração avermelhada.


Chocolate causa acne – Após duas décadas de pesquisas, não foi demonstrada relação entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne.


Pão engorda - O pão, assim como o arroz, as massas e a batata, é um alimento que está na base da pirâmide alimentar. Este grupo deve ser consumido em maior proporção, representando cerca de 50% a 60% da alimentação diária. Sempre que possível, esses alimentos devem ser consumidos na versão integral.


Converse com seu nutricionista sempre que tiver dúvidas sobre sua alimentação. Ele é o profissional qualificado para orientar e fazer alterações em sua dieta.


*Erika Toassa é Nutricionista e Mestre em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT/USP). Atua na área de nutrição clínica e personal diet.



É isso ae meninas, achei essa matéria muito interessante espero que vcs gostem.

beijão

4 comentários:

Sonhadora disse...

Obrigada pelas dicas, informações e pelo desafio Natal 2010 que está promovendo. Embora eu esteja fazendo as coisas do jeito errado, quero sempre agradecer por nos ensinar a não disistir.

Deixo com carinho um lindo selinho!

Kaka disse...

Faço minhas as palavras da sonhadora!

Obrigada pelo apoio!!!

Bjks

Lisa disse...

oi linda :)))
diz-me uma coisa... n temos q dat a meta da 3ª fase??? bjoooo

Pri Gaby disse...

OI AMIGA, ESTOU BEM, GRAÇAS A DEUS.
GOSTARIA DE SABER UMA COISA: POSSO POSTAR MEU PESO SÓ NO DOMINGO?
ESTOU FAZENDO UM MINI-DESAFIO QUE ACABA APENAS NO DOMINGO E SÓ QUERIA ME PESAR NESSE DIA.
TEM ALGUM PROBLEMA?
AGUARDO RESPOSTA.
BJS E UMA ÓTIMA SEXTA.