sábado, 25 de setembro de 2010

Alimentação saudável no fim de semana


Muitas pessoas têm dificuldade para controlar a alimentação quando saem da rotina. Finais de semana, feriados e férias podem ser um problema para quem deseja manter uma alimentação equilibrada. As
viagens quase sempre são uma pedra no meio do caminho, pois modificam a rotina alimentar, interrompem a prática de exercícios físicos e os alimentos diferentes e variados viram uma tentação difícil de resistir.
Os feriados e pequenas viagens geram os mesmos problemas para quem deseja emagrecer. As festas gastronômicas, como a Páscoa e o Natal, nas quais a comida farta e calórica é o foco principal, podem fazer um belo estrago para os que não conseguem optar por escolhas inteligentes. E o que dizer dos finais de semana? Desculpa para quebra de decoro alimentar?

É muito importante diferenciar fome de gula. A gula é um dos fatores responsáveis pela falta de controle na alimentação. Muitas pessoas comem mesmo sem estar com fome, porque não são capazes de controlar a vontade de ingerir um determinado alimento. É verdade que o excesso de comida à nossa volta torna cada vez mais difícil conter o desejo de comer. É preciso controle emocional para resistir ao desejo de consumir alimentos que contêm calorias em excesso.

Uma técnica para resistir à gula é sempre perguntar-se antes de comer: Estou com fome? Porque vou comer? Responda primeiro, antes de se aventurar a consumir uma guloseima de alto risco.

Em ocasiões fora da rotina é preciso evitar beber cerveja ou refrigerante para matar a sede. A boa e velha água é muito melhor. Se você está seguindo um programa alimentar, deve evitar pressões. A melhor forma é explicar seus objetivos e a importância que eles têm para você.

9 comentários:

bel disse...

OLA,
MINHA LINDA, BOM DIA!

AMEI ESTAS DICAS, TENTAREI PARAR E PENSAR ANTES DE SAIR POR AÍ ENGOLINDO TUDO QUE VEJO PELA FRENTE... AFE! RISOS...
ABRAÇÃO.

Lú Pinheiro disse...

Oie... adorei o post...
muito bom...
tenha um ótimo domingo...
bj flor

Gairova disse...

Olá! Esse post vem de encontro a uma idéia que me cutuca constantemente, a de que o problema reside na minha cabeça. Resistir ou não aos deslizes - sobretudo os de fim de semana - requer um autocontrole, né? Estou na luta por isso, muito mais do que por todo o resto.
bj

Sol disse...

Fim de semana é preciso uma dose extra de determinação mesmo.

Tenha um ótimo domingo

diario de uma gordinha disse...

Oi adorei o blog estou seguindo ..afinal união faz a força,juntas com um unico propósito EMAGRECER ,beijão !

Garota Sarada disse...

Nossa, caiu como uma luva este texto!
Está falando de mim, sou exatamente assim...
É só mudar a rotina - principalmente nos fds - que eu perco o foco e saio da linha!
E o pior, sei que não é fome, é gula mesmo.
Tenho que fechar a boca!
Bjs

Relatos de uma Futura Ex-Gordinha disse...

Realmente!
Um final de semana pode estragar tudo!
Adorei as dicas!

Ótima semanha para você!
Beijos

P.S - Sou nova aqui, se puder me visita!

Lindsay Mol disse...

adorei este post... vou colocar um link no meu blog ok???
bjo

Flá BH disse...

meo deossssssssss
esqueci de me pesar esse find
ai ai ai
=/